Resenha
referente ao uso pedagógico dos Recursos Tecnológicos no cotidiano Escolar
Sem dúvidas o contexto mundial atual está
marcado pelos avanços na informática, na comunicação e por outras consideráveis
transformações tecnológicas e científicas. E não é diferente no âmbito escolar
onde os professores possuem um desafio enorme e, ao mesmo tempo, uma
possibilidade gigante que é inserir e utilizar as tecnologias da informação e
comunicação (TIC) no contexto educativo como recursos didáticos, meios de
construção e difusão do conhecimento e como dispositivos de aprendizagem.
E para tanto o corpo docente tem que buscar se
especializar para não sair atrás nesse campo “minado” onde exige do professor o
desenvolvimento de novas habilidades e competências, no sentido de
problematizar e pesquisar a própria prática e o processo educativo no sentido
de qualificar a educação e formar sujeitos com capacidade crítica, conhecimento
de realidade e potencialidades interventivas.
Em meio a tanto recursos, uma
ferramenta que pode ser bastante útil, é uma página da internet chamada
“BLOGUE”, que nada mais é do que um “Diário online”, onde podem ser publicados
diversos conteúdos como textos, imagens, vídeos, etc. De fácil manuseio e de
tamanha eficácia. Foi criada nos finais da década de 1990, por Jorn Barger
(Barbosa & Granado, 2004), desde então tem crescido muito em meio aos
internautas.
Essa
ferramenta também pode ser acessada pelos Smartphones, diante da ampla
funcionalidade computacional atendida por esses aparelhos o seu uso pedagógico
na escola vem sendo ampliado. Principalmente porque, os estudantes, em sua
maioria, mesmo aqueles que não têm computadores em suas residências, possuem um
smartphone.
Lá se foi o tempo em que numa sala de aula só
era necessário o caderno, o livro, o lápis, a caneta, o quadro-negro, para se
ter uma aula extraordinária (não que esses materiais não sejam mais
necessários), mas com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, fica quase impossível
a não utilização dos meios tecnológicos no ambiente escolar. O professor
que utiliza à tecnologia em favor de sua aula e em prol dos seus alunos sente
que há mais rendimento e também mais satisfação (tanto da parte do professor,
quanto dos alunos).
Entretanto,
apesar de termos clareza das amplas alternativas possíveis e das vantagens
apresentadas por esses recursos, fica claro que para o professor utilizar esses
recursos é imprescindível enfrentar algumas barreiras, assim como realizar
algumas ações.
Dentre
as barreiras podemos citar: (1) existência de banda larga para acesso a
Internet nas escolas; (2) disponibilidade de computadores atualizados e com
softwares educacionais instalados nos laboratórios de informática; (3) suporte
técnico para auxiliar os docentes e estudantes para uso dos recursos
tecnológicos, etc.
Sobre
as ações destacamos: Formação Continuada dos professores para uso dos recursos
tecnológicos, distribuição de cartilhas e conteúdos didáticos com orientações
para uso dos recursos na escola, etc.
Muita
coisa tem que ser acrescentada, mas com essas poucas ferramentas o aluno já
sente uma enorme diferença nas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário